domingo, 2 de maio de 2010

PEQUENOS INVESTIMENTOS E UM GRANDE RETORNO

Marketing pessoal - Saiba vender o seu peixe e exponha tudo o que você tem a oferecer e sabe fazer bem feito, mas tome cuidado, porque a linha entre um excelente marketing pessoal e a arrogância é muito tênue. Mas não perca a oportunidade de se promover, pois , se você não o fizer, outros o farão.


Marketing de relacionamento - Não desenvolva relacionamentos apenas profissionais, pois é pouco inteligente achar que dará resultados ligar ou visitar um cliente sempre que você tiver interêsse em lucrar. É imprescindível criar um vínculo de respeito e confiança e, aqui, inclui-se o campo pessoal. Um dos segredos da persuasão é: antes de conquistar o cliente, faça um amigo.


Networking - Pesquisas recentes mostram que aproximadamente 68% das oportunidades de negócios tornam-se reais devido ao networking. Para se ter excelentes contatos profissionais, além do bom relacionamento, é necessário estar sempre em evidência, pois "quem não é visto não é lembrado".

Participe de happy hours, feiras, jantares, encontros, parcerias e promoções, além de indicar empresas e profissionais.


Desbrave boas parcerias - Assim como a propaganda boca a boca, as parcerias, além de terem um custo baixo ou até inexistente, trazem resultados rápidos e interessantes. Geralmente essas parcerias são ganha-ganha e funcionam no sistema de indicação (com ou sem comissão) ou permutas.


Co-marketing - A idéia é reunir numa mesma promoção duas ou mais marcas que tenham objetivos em comum. Esse conceito beneficia os clientes e torna o investimento com ações promocionais muito mais barato. Pode ser com folders, outdoors ou jornais.


Esteja por dentro do mercado (e da concorrência também) - Conheça bem o mercado em que você atua a fim de saber quais produtos e serviços terão mais procura e aceitação. Avalie seus concorrentes diretos e as possíveis "ameaças" que eles representam, mas não os veja como inimigos, e sim como uma espécie de termômetro que auxiliará você a avaliar a sua própria competência e que o motivará em busca da excelência.


Dê um show de atendimento - O ato de vender envolve pelo menos duas pessoas (ou partes) e o atendimento é o elemento fundamental. Uma vez que seja satisfatório ele pode, até mesmo, fazer o preço se tornar secundário. Clientes encantados e fiéis são, geralmente, menos sensíveis ao fator preço que os novos clientes que ainda não conhecem suas qualidades. Nunca se esqueça de que é melhor fazer um cliente do que duas vendas.


Pós-venda - Um dentista liga para o paciente após dois dias da consulta para saber se a dor desapareceu. O pediatra manda um ursinho de pelúcia para a menina de cinco anos que esteve doente.

Não deixe de ligar para o seu cliente após o fechamento de uma negociação para avaliar o seu grau de satisfação. Pergunte se há alguma dúvida sobre o funcionamento do produto ou do serviço que acabou de adquirir . Todo cliente quer ter segurança e garantia. Esteja sempre por perto. Quando ele precisar fazer outra compra é de você que ele vai lembrar primeiro.


Rudson Borges




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